O e-commerce é mais do que um canal de marketing digital. É uma filosofia de trabalho que deve modificar os processos em toda a sua extensão, quer estejam mais ou menos relacionados com o atendimento ao cliente.
Neste contexto, a automatização do e-commerce é uma peça chave deste caminho. Responde à necessidade de racionalizar a utilização dos recursos e oferecer a melhor experiência de compra possível.
O que automatizar com o avanço do e-commerce
Este repensar dos processos só é possível depois de uma cuidadosa planificação. Devemos analisar todas as possibilidades e implementar uma estratégia que tenha em conta as mudanças do contexto.
“A automatização do e-commerce afeta profundamente as mais diversas áreas da empresa”
Como é lógico, é muito difícil que este trabalho seja absolutamente exaustivo. No entanto, é possível ver como a introdução do canal digital vai fazer variar muitos aspetos da nossa gestão como:
De que forma é encarada a automatização do e-commerce
Será necessário elaborar respostas ad hoc para situações imprevistas, muitas vezes com pouco tempo. Mas, se queremos ter sucesso no comércio eletrónico, devemos automatizar aquilo que for previsível e passível de ser pedido.
Por exemplo, se tivermos um catálogo, a partir dele podemos conceber um conjunto de condições de contrato. O cliente, quando adquirir alguma coisa na nossa loja online, quererá conhecer as opções de personalização do produto, quando poderá tê-lo disponível, performances adicionais, etc. Todas estas dúvidas podem ser resolvidas com um clique.
“A introdução do comércio eletrónico tende a automatizar tudo o que for previsível e passível de ser pedido”
Se, a partir do catálogo, a concretização das condições específicas não é automática, é possível que as dúvidas desencorajem a compra. O cliente quer controlar todo o processo desde o início. Ele vai avaliar muito positivamente o facto de lhe darmos a possibilidade de nos contactar para introduzir sugestões ou alterações.
No entanto, quererá conhecer desde o início essas possibilidades. Oferecer um catálogo automatizado de opções de personalização fará com que ele nos escolha.
Os riscos que corremos se não automatizarmos
É preciso ter em atenção que o cliente online pode rapidamente ir embora do nosso comércio deixando-nos sem capacidade de reação. E, além disso, uma má experiência pode fazer com que o cliente vá embora e não volte no futuro.
“A automatização é a resposta mais rápida às dúvidas e preocupações dos clientes”
Tudo o que for incertezas ou esperas injustificadas são riscos que não podemos correr. No nosso exemplo das condições do contrato, realizar uma encomenda online que depois terá que ser concretizada por outras vias pode gerar inquietações desnecessárias.
O mesmo se aplica aos pagamentos, reembolsos, acompanhamento das remessas, pedidos de assistência técnica, reparações… Com uma gestão automatizada conseguimos transmitir ordem e transparência que seduzem o cliente.
E, claro, a automatização é muito esclarecedora quer para o pessoal quer para fornecedores e colaboradores externos. Os processos têm um itinerário definido e previsível.
Os aliados tecnológicos na automatização do e-commerce
Para este processo contamos com muitos bons aliados, como, por exemplo: