Durante a pandemia, o setor a retalho teve que se adaptar em contrarrelógio para atender às compras online, enfrentando desafios logísticos sem precedentes.
Os relatórios revelam que o impacto das ferramentas para o teletrabalho foi, sem dúvida, positivo, uma vez que permitiram salvaguardar a atividade.
Como resultado do confinamento, o comércio a retalho físico passou à história. Pelo menos, aparentemente. Mas o teletrabalho irrompeu como uma solução de garantia de continuidade de muitos comércios, que tiveram a necessidade de adquirir ferramentas tecnológicas para realizá-lo com sucesso.
Qual foi o impacto do teletrabalho no setor a retalho? Que iniciativas foram lançadas para o adotar? De que ferramentas tecnológicas se valem as empresas para atender a procura à distância? Aqui, damos-lhe todas as respostas.
Que impacto teve o teletrabalho no setor a retalho?
O relatório “Resetting Normal: redefinindo a nova era do trabalho”, publicado pela Adecco no segundo trimestre de 2020, revela que o setor a retalho é o terceiro mais valorizado pelos utilizadores inquiridos (68%). À frente está o setor da saúde (79%) e o setor da limpeza (73%).
Estes dados mostram que a experiência maciça do trabalho à distância teve um impacto positivo no setor a retalho, que foi capaz de enfrentar um crescimento desmedido das encomendas online como consequência do confinamento. Mas, como em todas as mudanças, a adaptação não tem sido fácil, e devem ser avaliadas uma série de áreas ou recursos que desenvolvemos de seguida.
Investir para abastecer
O setor a retalho da alimentação em Portugal, por exemplo, registou picos de procura imprevisíveis, com o consequente aumento nos serviços de entrega ao domicílio.
Esta situação, por um lado, complicou a atividade de toda a cadeia de operadores, e, por outro, obrigou a pôr em prática decisões que garantam o abastecimento, como as seguintes:
Ter um e-líder
A COVID-19 representa um enorme desafio no plano da tomada de decisões. Afinal, liderar em tempos de crise não é fácil. Menos ainda quando uma empresa, cuja sobrevivência depende do abastecimento, deve atender às encomendas à distância e, paralelamente, adaptar o seu funcionamento ao teletrabalho, incluindo a e-formação da equipa, e a adaptação a novas ferramentas tecnológicas para a atividade à distância.
Neste sentido, o e-líder apresenta-se como um profissional fundamental que utiliza ferramentas digitais de informação e comunicação. Algumas das suas tarefas são a conceção, planificação, comunicação e gestão do trabalho à distância.
O e-líder serve de guia para que o impacto negativo da adaptação ao teletrabalho dentro de uma empresa seja amortecido
Entre as qualidades que um e-líder deve ter estão:
A digitalização das lojas
Um grande número de pequenos comerciantes não teve outra alternativa senão digitalizar as suas lojas para poderem continuar a funcionar. Não foi o caso das grandes marcas localizadas em centros comerciais que, embora tenham adotado estratégias online e também visto multiplicadas as suas vendas por esta via, continuam a ter atividade em lojas físicas.
No entanto, para responder com sucesso à procura do cliente por experiências diferenciais, muitas empresas do setor a retalho tiveram que implementar ferramentas próprias do teletrabalho para alcançar os seguintes objetivos:
Benefícios que o teletrabalho traz às organizações do setor a retalho
As mudanças nos padrões de consumo implicam picos e quebras imprevisíveis na procura que ameaçam todo o setor a retalho. O estudo “COVID-19, impacto na situação macro e no setor a retalho” elaborado por Arcano e Jefferies, revela que as vendas nos supermercados, que sofreram um aumento entre 1% e 5% neste ano, em 2021 poderão diminuir.
Este mesmo relatório prevê que setores como o da moda ou o delivery cairão 35% e 40% respetivamente, apesar do seu aumento em 2020. Para fazer face a estes dados, nada lisonjeiros, a lógica obriga as empresas a reduzir os seus custos. E o teletrabalho apresenta-se como uma extraordinária ferramenta cuja implementação, mais do que um obstáculo, transformou-se numa solução que garanta a continuidade das empresas, a baixo custo e com a tecnologia como fio condutor.
De que forma o teletrabalho beneficia as organizações do setor a retalho?
Maior compromisso da equipa com a empresa
Redução da despesa indireta
A comunicação é mais eficaz
Gerar relatórios de previsão da procura
A era do teletrabalho teve um impacto muito forte em todas as empresas. Aqui foi descrita a forma como decorreram essas mudanças e a adaptação no setor a retalho.